O POÇO BICO DE PATO

 

                               Ivonaldo de Sousa Lacerda         Idealizadores: Janiro Costa Rêgo      

                                                            José Frankneto S.Cordeiro                                  José do P. T. Albuquerque

                                                            Vinícius Correa de Araújo            Técnico: Ismael José Pereira      


APRESENTAÇÃO

          O poço “bico de pato” é um melhoramento do tradicional poço amazonas para exploração de água subterrânea em aqüíferos aluviais. As principais diferenças são que, no poço bico de pato:

          A ausência de argamassa e as ranhuras nos tijolos aumentam o rendimento hidráulico do poço, pois a percolação da água se dá também pelas paredes laterais, ao contrário do poço tradicional, onde a entrada de água se faz apenas pelo fundo.

 

DOWNLOADS

 

Procedimentos  (9,4 Mb)

Projeto Estrutural  (350 Kb)

É necessário salvar o arquivo whip4.exe (3,65 Mb) para visualização: Clique!

 

MATERIAL UTILIZADO PARA A CONSTRUÇÃO DO POÇO

 Materiais para construção do anel de concreto armado

Materiais para confecção do tijolo

 Materiais acessórios

 

TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO

1º passo: Moldar os tijolos providos de ranhuras na face superior (para facilitar a drenagem lateral), que possuem a forma geométrica  trapezoidal, com dimensões de acordo com o diâmetro requerido para o poço (diâmetro ideal entre 1,50 e 2,00m), com espessura sempre de 5cm. Para um poço de raio igual a 1,85m as dimensões são 12cm para a base menor e 15cm para a base maior.

2º passo: Após um breve início da escavação, moldar dentro desta, uma sapata cortante de concreto armado dotada de colunas verticais de sustentação (uma dessas colunas dotada de escada para acesso ao interior do poço).

3º passo: Sobre a sapata e erguer a alvenaria sem rejuntamento entre os tijolos. A cada 1,20m moldar uma cinta de segurança de concreto para a amarração dos pilares; continuar, então, a escavação por dentro da sapata, descendo assim a estrutura, até a necessidade de erguer novamente a alvenaria. Proceder assim até atingir a profundidade desejada. Na parte final superior fazer o rejuntamento entre os tijolos e uma tampa para proteção sanitária do poço. Quando atingir o limite do lençol freático  usar uma bomba para retirar a água que já come

 

USO DA ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO

    

COMENTÁRIOS

           A eficiência hidráulica do poço depende também das características litológicas e hidráulicas do aqüífero.    A função do poço é produzir vazão e não armazenar água. Por isso se forem usados diâmetros grandes, como é feito em poços comuns, haverá apenas aumento dos custos e do volume acumulado, pois o aumento de vazão não é significativo.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

ÁREA DE ENGENHARIA DE RECURSOS HÍDRICOS

Caixa Postal 505

58.100-970 – Campina Grande – PB

Tel: (83) 310-1157, Fax: 310-1328

E-mail: janiro@dec.ufcg.edu.br